
Parece um paradoxo… Como um vírus pôde contribuir tanto para uma revolução na Tecnologia?
De repente, toda a forma de interação humana se modificou por conta de uma doença altamente letal. E, o uso da tecnologia foi crucial para amenizar a distância foi criada em nosso relacionamentos.
Tivemos que permanecer em isolamento social, as empresas mandaram os profissionais executarem suas atividades de casa. Para isso, a conexão com a internet nunca foi tão importante. Alguns profissionais de saúde realizam suas consultas por vídeo chamadas. Profissionais de Educação Física dão suas instruções por meio de videos em redes sociais. Os Professores estão usando plataformas de educação a distância, para fornecer o conteúdo didático aos seus alunos. Os Músicos não estão fazendo shows, agora fazem live nas plataformas de streaming de vídeo (no dia 04/04/2020, a dupla Jorge e Matheus bateu o recorde mundial, foram 3,2 milhões de espectadores simultâneos). A mídia impressa, praticamente, deixou de existir. Tudo está online, a hora que você quiser.
As pessoas estão fazendo seu Happy Hour por vídeo chamada. Você imaginaria isso a 10 anos atrás? Teríamos tecnologia para suprir esta demanda?
Parece que estamos vivendo em um filme de ficção científica futurista. Mas é, completamente, real. Tão real que, os serviços de Tecnologia de Informação, foram listados como essenciais, através de um decreto do Governo Federal Brasileiro.
Para conter esta alta demanda em tecnologia, a empresa Facebook expandiu a capacidade de seus servidores. A Netflix e Amazon, em alguns locais, diminuíram a qualidade dos vídeos, para não prejudicar na quantidade de banda consumida. Os provedores de internet redobraram suas atenções às redes, para que nenhum cliente fique offline.
Seguimos torcendo para que arrumem um remédio e/ou uma vacina para acaber, por completo, com este vírus. Mas, sabemos que, quando acabar este isolamento social, não teremos mais a “vida normal” que tínhamos antes do vírus. Nosso jeito de ser, assim como nosso modo de interagir com a Tecnologia, será bem diferente.
Eu acredito que as empresas darão maior atenção ao trabalho remoto. Assim como, provisionarão uma pandemia em seus procedimentos de análise de riscos. Uma nova era tecnológica de iniciará.
abraços as todos e se cuide!!