Mais uma da série: Não é culpa do Provedor – IPTV Travando

Tenho IPTV e trava demais.

Mais uma vez eu afirmo: NÃO É CULPA DO PROVEDOR

Primeiramente, quero deixar bem claro que este artigo não está incentivando a compra de Box ou Listas IPTV. O conteúdo deste artigo é meramente didático e seu foco é na parte técnica do assunto em questão. Não entrarei no mérito da legalidade deste assunto.

Sabe aquelas listas e Boxes IPTV que te prometem acesso a vários canais de TV pagando uma assinatura baixinha? ou, até mesmo, sem assinatura mensal?

Você, todo alegre, adquire e, para seu aborrecimento, o canal fica travando… Aquele jogo de futebol que você tanto quer assistir, vai por água abaixo.

Mas Fellipe, eu contratei 250 Mbps de internet, minha rede está “voando”, os equipamentos estão todos conectados na rede Gigabit, o speedtest mostra latência bem baixa e a velocidade está conforme eu contratei.

Primeiro, vou te explicar o que é latência e o que isto influencia na sua conexão: Latência é o tempo que leva para o seu computador se conectar a algum dispositivo na internet. Sempre é expressado em Milissegundos (ms). Geralmente, quando você testa a velocidade da internet, é calculada a latência entre o seu computador e o seu provedor ou algum provedor próximo.

Quanto mais distante do seu provedor, por mais servidores a sua conexão passa. Chamamos isso de saltos entre roteadores.

Mas o que isso tem a ver com minha IPTV?

A maioria dos servidores de IPTV, posso arriscar 90% desses servidores, NÃO estão no Brasil. Muitos estão na Europa ou na Ásia. A latência entre o seu computador e um desses servidores por ser enorme. Para baixar um arquivo ou ver um determinado site, pode não te afetar tanto. Mas, no caso de streaming de vídeo, a latência faz uma grande diferença.

Muitas “empresas” de IPTV ainda fazem uma manobra para confundir o usuário mais avançado. Nas lista de canais, exibem um IP de um provedor próximo, mas redirecionam este acesso para um provedor distante. Com o intuito de dar a falsa impressão que não terá latência.

Então, antes de ligar para o seu provedor, para reclamar que a conexão está ruim, teste os acessos a provedores de Streaming Oficiais como o Netflix, Amazon Prime Vídeo, etc.

Se você não tiver problemas com a exibição destes provedores, nem precisa perder o seu tempo ligando para o Help Desk do seu provedor.

Publicado por Fellipe Pinheiro

IT Coordinator | IT Infrastructure & Cloud Team Lead | Network & Security Specialist | Leader in High-Availability Environments | Automation & Monitoring Expert

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora